quarta-feira, 3 de setembro de 2008

A História de uma idéia

A História

Foi na Batalha de Solferino, em 1859, quando surgiu a idéia de criar uma organização que com o tempo, se converteria no Movimento Internacional de Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

Os primeiros voluntários foram os mobilizados, no princípio, pelo nosso fundador Henry Dunant. Eram residentes da região, ou turistas que visitavam Castiglione, uma cidade próxima, no norte da Itália. A função desses primeiros voluntários foi prestar assistência a todas as vítimas da batalha.

Os horrores da guerra mudaram o curso da vida de Dunant. De regresso a Genebra, escreveu o livro “Uma recordação de Solferino”, onde pedia que se criassem sociedades beneficentes de socorro que servissem de complemento aos serviços médicos do exercito, em tempo de guerra. Henry Dunant também propôs que os feridos e todas as pessoas que os atendiam fossem considerados como neutras, inclusive no campo de batalha, pois participam, ou haviam deixado de participar na luta. Seu livro comoveu a consciência dos representantes governamentais em todo o mundo.

Esta foi a origem da rede mundial de Sociedades Nacionais de Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, cujas atividades ultrapassam amplamente a idéia original do fundador do Movimento.

Em 1864, de conformidade com a segunda proposta de Henry Dunant, foi firmado a Primeira Convenção de Genebra, onde 12 governos se comprometiam a prestar assistência aos militares feridos ou enfermos, hospitais militares, assim como ao pessoal médico em tempo de guerra.

Essas normas se aperfeiçoaram posteriormente com o fim de assegurarem também a proteção de outras categorias de vítimas dos conflitos armados. Atualmente figuram nas Quatro Convenções de Genebra de 12 de agosto de 1949 e em seus Protocolos Adicionais de 1977.

O que é o Comitê Internacional da Cruz Vermelha?

É uma instituição privada, independente e apolítica.
A função do CICV durante os conflitos está definida nos Quatro Convênios de Genebra de 1949 e em seus Protocolos Adicionais de 1977.
As quatro Convenções de Genebra são as seguintes:
I. Convenção de Genebra para proteger os feridos e os enfermos das forças armadas em campanha.

II. Convenção de Genebra para proteger os feridos, os enfermos e os náufragos das forças armadas no mar.
III. Convênio de Genebra para proteção aos prisioneiros de guerra.

IV. Convênio de Genebra para a proteção às pessoas civis em tempo de guerra.


Estes acordos internacionais se atualizaram e se desenvolveram posteriormente em Genebra, onde representantes de mais de uma centena de países, reunidos em uma Conferência Diplomática, aprovaram em 1977 os textos dos Protocolos adicionais.

- Protocolo adicional I aos Convênios de genebra de 12 de agosto de 1949 relativo à
proteção as vítimas dos conflitos armados internacionais.

- Protocolo adicional II aos Convênios de genebra de 12 de agosto de 1949 relativo a proteção de vítimas dos conflitos armados sem caráter internacional.
O Comitê, que é o promotor e o guardião desses tratados internacionais, trabalha para seu desenvolvimento e sua difusão mundial.

O CICV atua como intermediário neutro em assuntos humanitários durante conflitos armados internacionais, em distúrbios internos.

Proporciona proteção e assistência tato às vítimas militares como civis dos conflitos sejam feridos, enfermos ou náufragos, prisioneiros de guerra e população civil em território ocupado ou inimigo.

O CICV pode adotar qualquer iniciativa de índole humanitária que corresponda a sua função de instituição especificamente neutra e independente.

Além de suas atividades convencionais, o CICV também visita às pessoas presas por motivos de segurança.

Cabe ao CICV o reconhecimento das novas Sociedades Nacionais.

Fundação 1863

Sede Genebra – Suíça

Financiamento Contribuições voluntárias dos governos, das Sociedades Nacionais e outras instituições internacionais, assim como doações privadas

Nota: A Oitava Assembléia Geral da Liga das Sociedades de Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho decidiu por votação, em 27 de novembro de 1991, trocar o nome de Liga para o de “Federação Internacional de Sociedades de Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho”.

Nenhum comentário: