quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Conselho de Direitos Humanos avaliará impacto da crise dos alimentos

09/05/2008 - 08h32
Conselho de Direitos Humanos avaliará impacto da crise dos alimentos

da Efe, em Genebra

O CDH (Conselho de Direitos Humanos) da ONU (Organização das Nações Unidas) realizará uma sessão especial no próximo dia 23 para avaliar o impacto da crise do alimentos no mundo, com o apoio do Brasil para a iniciativa, entre outros.

A reunião acontecerá por iniciativa de Cuba, em representação ao Movimento dos Não-Alinhados; do Egito, pelo Grupo Africano; do Paquistão, pela Organização da Conferência Islâmica; e da delegação diplomática palestina, pelo Grupo de Estados Árabes, que reuniram o
apoio de 41 países para esse objetivo.

Além do Brasil, entre os que apóiam a idéia estão também França, Alemanha, Japão, Suíça e Espanha, China e Uruguai.

O forte aumento do preço de vários alimentos básicos, particularmente os cereais, no mercado internacional e sua repercussão entre os pobres gerou uma polêmica a respeito da responsabilidade dos biocombustíveis e da especulação financeira nesta situação.

A ONU pediu a seus doadores fundos suplementares no valor de US$ 775 milhões para atenuar os efeitos desta explosão de preços nos países mais pobres. Além disso, convocou uma cúpula internacional na Itália, de 3 a 5 de junho, para discutir o assunto.

Nenhum comentário: