domingo, 2 de novembro de 2008

Cosil Construções e Incorporações assina Pacto Global da ONU

Direitos humanos, relações de mercado justas e meio ambiente fazem parte do compromisso da construtora com a sociedade mundial.

São Paulo - A construtora Cosil assinou o Pacto Global, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas, com o objetivo de mobilizar as comunidades empresariais do mundo para a adoção de valores fundamentais nas áreas dos direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. O documento, assinado pelo diretor geral da Cosil, Carlos José Meneses Silva, no edifício da empresa em São Paulo, confirma a importância dos princípios que regem a empresa e a construção de um mercado global mais inclusivo e igualitário. Hoje são mais de 4.600 empresas signatárias do Pacto Global no mundo todo.

“Como a Cosil Construções e Incorporações segue os princípios da Responsabilidade Social e Sustentabilidade, procuramos os representantes do Pacto Global da ONU para confirmar o nosso compromisso”, diz Carlos José Meneses Silva.

Essa iniciativa, refletida em dez princípios, conta com a participação das agências da ONU, empresas, sindicatos, organizações não-governamentais e demais parceiros representando diferentes setores da economia e regiões geográficas. Desde dezembro de 2003, o Comitê Brasileiro do Pacto Global, formado por 28 instituições, presidido por Vitor Seravalli, trabalha para promover a adoção e incorporação dos princípios do pacto na gestão de negócios das empresas que operam no Brasil.
“Já existem sinais concretos e evidências de que as empresas da construção civil têm a sustentabilidade como tema estratégico aos seus negócios. A Cosil se comprometeu globalmente com a sustentabilidade.

Quando a empresa assume esse compromisso, assume mesmo e de hoje em diante a Cosil fará um report de suas ações, evidenciando esse comprometimento com a sociedade”, diz Vitor Seravalli - Presidente do Comitê Brasileiro do Pacto Global.

O Pacto Global não é um código de conduta obrigatório, mas uma iniciativa voluntária para gerar diretrizes na promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras.

A gestora de incorporações da Cosil, Samara Meneses Silva, trabalha duro no princípio número nove do Pacto Global: “Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientais amigáveis”. Autora de artigos sobre sustentabilidade, Samara conta que um programa de coleta seletiva de lixo nas sedes e nas obras da empresa entrará em vigor este mês, além dos trabalhos de conscientização que estão sendo realizados com os colaboradores, parceiro e clientes. Baseado na Cartilha de Dicas de Sustentabilidade o objetivo do trabalho de conscientização é passar a informação de como cada um pode contribuir para a redução do uso dos nossos recursos naturais. “Nos empreendimentos também já estão sendo implantados itens de sustentabilidade como instalação de sensores de presença nas áreas comuns, lâmpadas econômicas, coleta seletiva de lixo, bacias de fluxo duplo, torneiras com temporizador e chuveiros com controle de vazão, além de aquecimento de água com gás e medição individualizada de água e gás que já é um padrão da Cosil. Estamos viabilizando também tecnologias mais caras como a utilização de energia solar e reuso de águas cinzas”, explica a executiva.

Outra das inciativas que estão em sintonia com o pacto da ONU foi a contratação da empresa de consultoria Sustentax, especializada em estratégias corporativas sustentáveis. Segundo a gerente de sustentabilidade corporativa da Sustentax, Lília Carvalho, a importância de um compromisso como esse é colocar a Cosil no cenário mundial onde o cliente não decide apenas por preço, qualidade e atendimento e sim pela seleção do prestador de serviço e pela percepção que terá da contribuição para um mundo melhor.

Os dez princípios do Pacto Global da ONU:

1. As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos
2. Evitar a participação em violações destes direitos
3. As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva
4. Devem eliminar de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório
5. Abolir o trabalho infantil
6. Eliminar a discriminação no emprego
7. As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais
8. Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental
9. Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientais amigáveis
10. As empresas devem combater todas as formas de corrupção, inclusive extorsão e propina.

Tradição e responsabilidade - A Cosil comemora neste ano 43 anos de atividades, registrando a marca de mais de 1,5 milhão de m2 construídos. Emprega mais de mil funcionários, 380 diretos e 620 indiretos. Além dos sucessos na capital paulista, a Cosil lançou os melhores empreendimentos de Aracaju, a cidade natal da construtora. Está presente na região do ABC, em Santo André, Santos, em Ribeirão Preto e em Pernambuco. A Cosil é tri-campeã do Master Imobiliário, o primeiro em 1997 na categoria Inovações Tecnológicas: Organização contra o Desperdício. O segundo veio em 2002, na categoria Empreendimento Cultural com a construção e introdução de avanços tecnológicos na área de projetos culturais do Teatro Tobias Barreto de Aracaju. Em 2005, recebeu o prêmio Master Responsabilidade Social pelos resultados obtidos com projetos sociais e para crianças carentes. A ampliação em busca da sustentabilidade foi fortalecida. No setor da sustentabilidade, a construtora acaba de contratar a Sustentax, uma empresa de engenharia, pioneira na América do Sul em certificação de construções verdes.

Nenhum comentário: