segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Zimbabwe: HRW quer pressões sobre Mugabe ou intervenção da ONU

Joanesburgo, 08 Nov (Lusa) - Os líderes da África austral, reunidos domingo na África do Sul, devem fazer pressão sobre o presidente Mugabe para encontrar uma saída para a crise política no Zimbabué, ou reclamar a intervenção da ONU, defende a Human Rights Watch (HRW).



Num novo relatório, esta organização de defesa dos direitos humanos acusa o regime de Robert Mugabe de usar o sistema judiciário e polícial contra a oposição e a sociedade civil, apesar do acordo de Setembro último com a oposição, que ficou letra morta.

A organização, com sede em Nova Iorque, calcula que 163 pessoas foram mortas no país desde as eleições de Março último.

"As instituições repressivas da ZANU-PF (União Nacional Africana do Zimbabwe-Frente Patriótica, no poder) permanecem intactas e não há nenhuma mudança no seu comportamento abusivo", considerou a directora Africa do HRW Georgette Gagnon, num comunicado.

Os chefes de Estado dos 15 membros da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) reúnem-se em Joanesburgo domingo para pressionarem o presidente Mugabe e o seu rival Morgan Tsvangirai a formarem um governo para tirar o país da crise.

Esta cimeira é vista como a última oportunidade para salvar um acordo de partilha de poder que está no impasse desde a sua assinatura a 15 de Setembro.

"Os líderes regionais da SADC devem fazer pressão sobre Robert Mugabe ou pedir às Nações Unidas que intervenham", declarou Gagnon.

A SADC "confiou infelizmente na diplomacia silenciosa do antigo presidente sul-africano Thabo Mbeki e na esperança que este tinha de ver Mugabe restaurar o estado de direito e o respeito dos direitos humanos", acrescentou.

Nenhum comentário: