segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Roubo de carro da ONU aumenta preocupação em Cabul

Roubo de carro da ONU aumenta preocupação em Cabul
Publicado em 08.11.2008, às 18h00

Um carro das Nações Unidas foi roubado neste sábado (8), em frente ao aeroporto de Cabul, aumentando as preocupações de que militantes possam usar o veículo como carro-bomba ou para atentados aos escritórios da Organização, disseram oficiais. Autoridades das Nações Unidas e a polícia afegã estão em busca do Toyota Land Cruiser, um veículo branco identificado com letras azuis típicas das Nações Unidas.

A via principal que está sendo vigiada no momento é a estrada que leva ao palácio presidencial. A estrada é extremamente vigiada, mas os veículos das Nações Unidas têm passagem livre pelo local. A política de Cabul está ajudando nas buscas, e um oficial definiu o roubo do veículo como assunto de segurança máxima.

Nos últimos meses, as Nações Unidas intensificaram a segurança de sua missão no Afeganistão. Além disso, foi colocado um portão de segurança em frente ao escritório principal em Cabul, e grandes barreiras de cimento foram colocadas nas imediações, devido aos rumores de ameaças contra as Nações Unidas.

Os veículos da Organização - como os que são usados no Programa Mundial de Alimentação - têm sofrido ataques no Afeganistão enquanto viajam através das províncias do país. Mas a Organização não tem sofrido ataques em grande escala desde 2003, quando um ataque a bomba em Bagdá matou 22 membros das Nações Unidas, entre eles o brasileiro Sergio Viera de Melo, e mais de 150 pessoas que estavam nas proximidades.
Fonte: AE

Nenhum comentário: